O Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) realiza mensalmente pesquisas de preços e parâmetros da construção para obras de habitação, saneamento e infra-estrutura urbana. A Caixa Econômica Federal e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são os órgãos responsáveis pela pesquisa de preços nas capitais brasileiras e divulgação dos resultados.

Desde 2004, as Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) limitam que os custos de insumos e serviços para obras, com recursos públicos da União, devem ser menores ou iguais à mediana do SINAPI.

Os relatórios do SINAPI contêm preços de serviços (ex.: pintura, impermeabilização, locação, instalações elétricas, alvenaria, movimentação de terra etc.) e insumos (ex.: cimento, areia, tijolo, madeira, tubo etc...) sendo divididos por localidade e data de preço.

As tabelas do SINAPI (serviços e insumos) são disponibilizadas mensalmente pela Caixa Econômica Federal (clique no link abaixo) para qualquer usuário por meio do site abaixo no formato PDF.

http://www1.caixa.gov.br/gov/gov_social/municipal/programa_des_urbano/SINAPI/index.asp




As tabelas do IOPES (serviços e insumos) são disponibilizadas pelo Instituto de Obras Públicas do Estado do Espírito Santo para qualquer usuário por meio do site abaixo.

http://187.115.148.159/siteiopes/



Após abrir a tabela de serviço ou insumo clique no link Versão p/ impressão para gerar o relatório.



Por fim, clique no botão direito e salve a página da web somente como HTML.



Para realizar as operações mostradas acima de forma mais prática como foi indicado, é recomendado o uso dos navegadores Chrome ou Firefox.



GENESIS Tecnologia Ltda

Av. Fernando Ferrari, América Centro Empresarial nº 1080, Sala 306 C,

Mata da Praia, Vitória-ES Telefone: (27) 3327-6976 / email: contato@inapi.eng.br